# ORIGEM
Por outro lado, a então SECRETARIA DE Segurança Pública, atual s Secretaria da defesa social foi autorizada, pelo governo Tarcisio Maia (26/08/1916 – 13/04/1998), a construir a nova sede do DETRAN-Rn, nos terrenos ocupados pelo Corpo de Bombeiros
A PM RN necessitava, com urgência, de instalações onde pudesse funcionar o Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, então confinados em três salas do QCG.
Após sucessivas reuniões entre o secretário de segurança Pública, Coronel João José Pinheiro Veiga, o Presidente da COHAB-RN, Dr. Ezequias Pegado Cortez e o Comandante Geral,, o mossoroense, Cel QEMA EIDER NOGUEIRA MENDES (24/08/1925), ficou acertado a transação que se segue, aprovada e aplaudida pelo governador Tarcísio Maia, E oficializada em convênio assinado no dia 27 de janeiro de 1975. Entre o Governador do Estado do Rio Grande do Norte, através de sua Secretaria de Planejamento, e a Companhia de Habitação Popular do RN, com a interferência da Polícia Militar do Estado.
A COHAB entregou à Companhia de Segurança Pública para construção da sede do DETRAN, um terreno de sua propriedade nas proximidades do Estádio Castelo Branco, atual João Machado.
A PM assegurou a posse do terreno ocupado pelo Corpo de Bombeiros, para construir ali o seu Quartel
A COHAB ocupou a maior parte dos terrenos da Granja da PM, para construção de casas populares e reservou 224 casas dessas casas, que foram vendidas a praças da PM.
A COHAB RN, com a importância correspondente ao valor do terreno da Granja da PM por ela ocupado, construiu as instalações do CFAP.
O Estado forneceu os recursos para complementar o CFAP, a COHAB construiu na área do CFAP, as instalações de um clube, que beneficia o bairro, mas de destinava, principalmente, à recreação dos componentes do CFAP e seus familiares.
Mais duas casas de melhor padrão de acabamento de três quatro, foram entregues à PM, pela COHAB, em troca de um terreno da PM em Caicó e outro terreno da SSP, nas proximidades da extinta Penitenciária João Chaves Dr. João Chaves, construída em 1968 e demolida em 2007, terreno este com valor equivalente às duas casas.
Bom histórico. O Campanha tem alguma foto do CFAP antigo? Gostaria de me aprofundar no tema para posterior confecção de artigo. Grato
ResponderExcluirSe você pretende se basear nas informações coletadas aqui, eu lhe dou um conselho: tenha cuidado! 90% (noventa por cento) são PLÁGIO e os 10% restantes são asneiras inventadas, sem nexo, procedência e comprovação. O texto acima foi produzido intelectualmente por outra pessoa. O autor deste blog SE ACHOU NO DIREITO de copia-lo indevidamente (SEM CITAR A FONTE), além de inserir algumas asneiras - fruto da cabeça pensante dele.
ResponderExcluirAlém do mais, mesmo copiando, ainda comete as mais elementares gafes de ordem gramatical e ortográfica.